sexta-feira, 29 de abril de 2016

A Importância da Família





A família nos dias de hoje se apresenta com diferentes estruturas e configurações, tratando-se de um contexto denominado pós-moderno, onde falta uma perspectiva exata para defini-la, dadas as transformações ocasionadas pela própria evolução dos tempos, havendo inclusive, vários modelos em uma mesma família, formada por pessoas de origens diferentes, motivadas por valores também diferentes.


O papel desempenhado pela família é de extrema importância no desenvolvimento da criança para serem pessoas adultas com determinada autoestima e onde aprendem a enfrentar os desafios e a assumirem responsabilidades, bem como promover o atendimento das necessidades básicas, as quais se podem definir como sendo de natureza física, social e afetiva.


As necessidades físicas referem-se à sobrevivência: abrigo, segurança e alimento. Já as de natureza social e afetiva, dizem respeito ao desenvolvimento emocional e cognitivo, constituindo-se a identidade e a individualidade dentro da nossa sociedade.

Nos lares brasileiros quase não se tem tempo para conviver e para se comunicar com as crianças.


Encontrar tempo para ouvir e para falar, significa deixar de lado muitas outras coisas que nos interessam muito, mas que não são de importantes nenhuma para elas.


Por vezes, a falta de assunto associada ao stress do dia a dia aumentam o distanciamento entre os membros da família. A verdade é que os pais devem fazer um esforço no sentido de facilitar e incentivar o diálogo e consequentemente os laços familiares, até porque, existe sempre algo para dizer: uma aventura no seu trabalho, uma tarefa doméstica, um programa na rádio ou tv, o futebol, desenho, etc.
Além dos pais, os outros membros da família (avô, avó, tios) também têm um papel de extrema importância no desenvolvimento das crianças (por exemplo : contando histórias).


As brincadeiras e aventuras devem ter a participação sempre de membros da família e nesses momentos se faz necessário sempre o diálogo.

É comum as crianças observarem e copiarem e procederem como seus pais perante a vida.


A verdadeira educação nos valores transmite-se, passa dos pais para os seus filhos desde o dia do nascimento. A família é a instituição mais privilegiada da educação, pois é no seu meio natural que o homem nasce e existe e onde se desperta como pessoa. Exerce enorme influência quer na integração escolar quer no desenvolvimento dos filhos.

É de extrema importância o conhecimento da influência que os sistemas familiares têm sobre o desenvolvimento e comportamento das crianças e dos jovens da nossa sociedade. 

Fonte: http://escoladavinci.com.br/index.php/blog-educacao/210-a-importancia-da-familia-no-desenvolvimento-da-crianca-educacao-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário