sábado, 30 de abril de 2016

Ludicidade e o Desenvolvimento Infantil


É através do lúdico, que a criança interage e comunica-se com o mundo, desenvolve habilidades motoras, afetivas, cognitivas e psicológicas, além de ampliar seu conhecimento de mundo e apoderar-se de cultura.

O ato de brincar é a mais pura forma da criança se expressar, é brincando que ela expressa o que está sentindo e também interioriza o mundo ao seu redor. Porém, o ato de brincar vai muito além, é neste momento que os jogos começam a apresentar-se, e será através deles que a criança desenvolverá boa parte de suas habilidades motoras e cognitivas. 

O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão. 

Jogos e brincadeiras estão presentes em todas as fazes da vida dos seres humanos tornando especial sua existência, o lúdico acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore.



Este modo de reconhecimento de infância e da brincadeira lúdica, foi ganhando espaço nos últimos séculos, mais precisamente a partir do século XVII, autores como : Comênico (1592-1670), Rosseu (1712-1778), Pestalozzi (1746-1827), Froebel (1782-1852), Maria Montessori (1870-1909) e Ovide Decroly (1871-1932), entre outros, estabelecem as bases para um sistema de ensino mais centrado na criança, “Embora com ênfase diferentes entre si, as propostas de ensino destes autores reconheciam que as crianças tinham necessidades próprias e características diversas das dos adultos, como o interesse da exploração de objetos e pelo jogo”.(OLIVEIRA, 2011,p.63).

Somente no início do século XX, que o brincar natural da criança, foi reconhecido como essencial para a aprendizagem.

A partir desta concepção o lúdico passa a ter mais espaço nas escolas, principalmente na educação infantil.

Segundo Antunes (2004, p.31-32) Brincando as crianças constroem seus próprios mundos e dos mesmos, fazem o vínculo para compreender o mundo do adulto, ressignificam e reelaboram acontecimentos que estruturam seus esquemas de vivências, sua diversidade de pensamentos e a gama diversificada de sentimento [...].

Sendo assim, a brincadeira, o brincar e o brinquedo constituem-se em elementos lúdicos essenciais ao desenvolvimento infantil e importante no contexto educacional, devendo ser pensados no sentido de garantir a criança os seus direitos à infância.


Fontes:
AVA UNINOVE, Disciplina Estudos sobre a Infância, Relações entre o desenvolvimento da infância e o lúdico.
ANTUNES, Celso. Educação Infantil: prioridade imprescindível. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

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