quarta-feira, 27 de abril de 2016

Criança x Infância



Olá leitores!

Esse blog foi criado com o intuito de debater diversos temas inerentes a Pedagogia, prezando pelo construtivismo. Então sinta-se a vontade para deixar comentários.

O primeira tema foi escolhido diante da seguinte questão:


Toda criança tem infância?

E a resposta é negativa. Ser criança não pressupõe que haja infância.

Infância está relacionado ao brincar, a ludicidade, o faz de conta. O brincar é importante e fundamental para o desenvolvimento infantil. 

Infelizmente nem todas as crianças brincam e isso pode ser percebido através de uma análise histórica e social. 

Antigamente (como vocês poderão ler em outra postagem), as crianças era adultos em miniatura. Logo, tínhamos crianças sem infância.

Hoje em dia, também é comum ver crianças que trabalham e não podem brincar. Também estamos diante deste mesmo cenário: crianças sem infância.

Diante disso, nota-se um grande problema. O fato de existirem crianças que são privadas de ter sua infância, vai muito além de infringir legislações. Tem-se um problema no desenvolvimento infantil. 

A infância permite desenvolver a criatividade, a imitação da realidade pelo faz de conta, desenvolver a afetividade, socialização, conhecimento do corpo, desenvolver o raciocínio lógico, coordenação motora, dentre tantas outras coisas.

Resta-nos refletir: Seria possível reverter os impactos causados pela ausência de infância? Como o pedagogo poderia auxiliar a criança que não teve infância? 

Nosso primeiro post traz um tema simples se visto sob uma ótica superficial, porém analisando esse tema mais a fundo é possível se deparar com várias indagações. 

Não pretendemos dar respostas prontas, mas refletir em torno do que se tem como teoria, e, então fazer alguns questionamentos.

Até o próximo post. Espero que tenham gostado!!!

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/34026/a-crianca-x-infancia


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