domingo, 8 de maio de 2016

Desenvolvimento Cognitivo Infantil



O QUE É DESENVOLVIMENTO COGNITIVO?

O desenvolvimento cognitivo está relacionado ao conjunto de habilidades cerebrais / mentais que são necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo.
Segundo o teórico Jean Piaget o desenvolvimento mental dos indivíduos, tanto no ponto de vista cognitivo como afetivo e social, é uma construção contínua.
A medida que as crianças se desenvolvem, da infância até a vida adulta e classifica o desenvolvimento em quatro etapas, são elas: sensorial-motor (0-2), Pré-operações (2-7), operações concretas (7-11) e operações formais (11-15).
Sensorial-motor (0-2) -  A criança está centrada em si mesma. Está etapa dividisse em três fases, são elas:
A primeira fase - Nos dois primeiros meses de vida o bebê começa a conhecer o mundo por meio de reflexo;
A segunda fase - Do terceiro ao sexto mês a criança passar a ver o mundo não apenas como uma realidade a sugar, mas também como uma realidade para se olhar e ouvir;
A terceira fase - Dos setes meses aos dois anos o mundo passa a ser uma realidade a ser manipulada, ou seja, através das manipulações dos objetos as crianças adquirem conhecimentos.
Pré-operações (2-7) - Esse período é marcado pela Inteligência Simbólica e pensamento Intuitivo. Divide-se em duas etapas, são elas:
A primeira etapa – Tem início por volta de dois anos de idade até os quatro anos. É marcada pelo aparecimento da função simbólica, que permite a interiorizar a ação imediata, desenvolvendo o pensamento representativo.
A segunda etapa – Dos quatro anos aos sete anos, é caracterizado pelo pensamento intuitivo, que é uma forma de pensar pré-operatória.
Este período é caracterizado pelas operações mentais, ou seja, uma operação cognitiva é um ato de pensamento, um ato de coordenação das ações mentais.
Operações concretas (7-12) - Este período se dar por volta dos sete aos doze anos, é marcado pelo surgimento das operações concretas. Nesta etapa a criança ainda está presa à realidade concreta e só consegue operar sobre objetos manipuláveis e figurativos.
Operações formais (11-15) - Período formal as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento. Então podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada.


FORMAS DE OBTER O CONHECIMENTO COGNITIVO



O ser humano, durante seu crescimento passa por estágios sucessivos de desenvolvimento mental e, em cada estágio, as crianças apresentam estruturas mentais diferentes dos adultos, mesmo agindo da mesma maneira em função das necessidades, interesses e inteligência, como os adultos.
O desenvolvimento cognitivo evolui através de estágios que ocorrem em sequência fixa, as crianças podem passar de um estágio para outro em idades diferentes, porém essa passagem vai depender do grau de experiências vivenciadas pela a criança. Para desenvolver essas habilidades cognitivas elas precisam ser estimuladas envolverem o raciocínio, pensamento, memória, criatividade, atenção, capacidade de resolver situações e etc.

As estruturas cognitivas são construídas ao longo do desenvolvimento que se estabelece através das experiências adquirida na interação com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial.


Outra forma de obtenção deste aprendizado é através da estimulação de desenvolvimento de atividades cognitivas.

Ao observar seus colegas desenvolvendo a atividade, ela começa a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre à percepção, ou seja, passa a imitar seus colegas. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como base a informação do meio em que vivemos e o que já se faz presente em nossa memória.


Fontes:

Haydt, Regina Célia Cazaux, Curso de didática geral/ Regina Célia Cazaux Haydt - 8.ed. – São Paulo: Ática ,2006
http://www.significados.com.br/cognitivo/
http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/

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