segunda-feira, 16 de maio de 2016

Desenvolvimento Infantil: Sugestões de atividades para diferentes faixas etárias

Aprender é mais do que decorar regras ou informações. Para aprender é preciso construir o conhecimento, ter relação com ele, e se possível, vivenciá-lo na prática. Por essa razão o lúdico é tão importante na Educação Infantil. Sabendo disso, torna-se cada vez mais valorizado o ato de brincar.
Elaborado de modo a respeitar a faixa etária e valorizar o desenvolvimento infantil, o material oferece um suporte indispensável às atividades realizadas pela escola. Vejamos Alguns dicas:

Cartões de cores
Objetivo: Identificar as cores, descartando os cartões com as cores faladas pelo professor.
Faixa etária: três a cinco anos.
Material necessário: papéis coloridos.
Área de conhecimento: Artes Visuais.
Conteúdo: cores
Desenvolvimento: O professor confeccionará cartões com cores diferentes, entregando para cada criança três cartões. Será falada pelo professor uma cor e quem tiver o cartão com esta cor abaixará este cartão. Vence o jogo quem ficar primeiro sem nenhum cartão colorido.
Dica: Dependendo do desenvolvimento das crianças, a quantidade de cartões pode ser maior ou menor.
Variações:
-
 Depois de distribuir os cartões, o professor jogará um dado sem números nem quantidades, somente com cores, uma de cada lado do dado. A cor que sair no dado deverá ser a cor do cartão que as crianças deverão abaixar. Uma criança poderá ficar responsável em jogar o dado; 
- Variar a quantidade de número de cartas distribuídas.
Fazendo barulho
Objetivo: Produzir sons ao andar nos materiais oferecidos.
Faixa etária: três a cinco anos.
Material necessário: materiais diversos que produzam sons, tais como: plásticos diversos, celofane, plástico bolha, papéis amassados, papel laminado etc.
Área de conhecimento: Música.
Conteúdo: percepção auditiva.
Golfe diferente
Objetivos: - Chutar a bola para que ela fique dentro do círculo.
Faixa etária: três a cinco anos.
Material necessário: bola e giz de lousa.
Área de conhecimento: movimento.
Conteúdo: força.
Desenvolvimento: O professor desenhará no chão com giz de lousa um círculo (ou outra forma). As crianças ficarão em uma fila distante do círculo. Uma criança de cada vez chutará a bola com o objetivo que ela fique dentro do círculo.
Variação:
- Desenhar mais círculos para as crianças escolherem em qual tentarão chutar a bola;
- Ao invés de chutar a bola, um objeto poderá ser lançado com o objetivo que fique dentro do círculo.

Um comentário:

  1. Espero que tenham aproveitado bastante este aprendizado.
    O material ficou interessante! VALEU!

    ResponderExcluir