segunda-feira, 16 de maio de 2016

Desenvolvimento Infantil segundo Vygotsky

Para Vygotsky a criança aprende através das interações sociais e experiências com o mundo externo. Para ele o aprendizado gera o desenvolvimento, sendo assim, se o individuo não interage com o meio não ocorrerá o seu desenvolvimento interno. Para o teórico o desenvolvimento e aprendizagem acontecem a partir da zona de desenvolvimento proximal, mas para falar de ZDP também destacaremos o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.

O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL: É quando a criança consegue desenvolver certos problemas sob a orientação de um adulto ou de outro individuo mais experiente.

Ex: quando está aprendo a andar de bicicleta, a criança precisa do auxilio de um adulto.

O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL: É quando a criança tem a capacidade para desenvolver alguma tarefa sem o auxilio de outra pessoa, pois já aprendeu fazer sozinha.
Ex: A criança já e capaz de andar sozinha de bicicleta

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: Seria o caminho que o individuo percorre para desenvolver as funções que ainda estão em processo de amadurecimento, em outras palavras seria a ponte entre o nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento real, ou ainda, o que a criança faz com a ajuda de alguém hoje, poderá fazer sozinha amanhã.

É nessa zona de desenvolvimento que acontece a aprendizagem, então o professor tem o papel de mediador para que ocorra essa aprendizagem, oferendo ao seu aluno meio para que ele se desenvolva através das atividades coletivas, jogos interativos, brincadeiras e etc...
Isso permitirá que o docente enxergue as habilidades e potencialidades que as crianças podem desenvolver.


Fonte:
http://valecursos.com.br/vygotsky-e-o-desenvolvimento-humano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário