Aprender é mais do que decorar
regras ou informações. Para aprender é preciso construir o conhecimento, ter
relação com ele, e se possível, vivenciá-lo na prática. Por essa razão o lúdico é tão
importante na Educação Infantil. Sabendo disso, torna-se cada vez mais
valorizado o ato de brincar.
Elaborado de
modo a respeitar a faixa etária e valorizar o desenvolvimento infantil, o
material oferece um suporte indispensável às atividades realizadas pela escola.
Vejamos Alguns dicas:
Cartões de cores
|
Objetivo: Identificar as cores, descartando
os cartões com as cores faladas pelo professor.
Faixa etária: três a cinco anos. Material necessário: papéis coloridos. Área de conhecimento: Artes Visuais. Conteúdo: cores |
Desenvolvimento: O professor confeccionará cartões
com cores diferentes, entregando para cada criança três cartões. Será falada
pelo professor uma cor e quem tiver o cartão com esta cor abaixará este
cartão. Vence o jogo quem ficar primeiro sem nenhum cartão colorido.
|
Dica: Dependendo do desenvolvimento das crianças, a
quantidade de cartões pode ser maior ou menor.
|
Variações:
- Depois de distribuir os cartões, o professor jogará um dado sem números nem quantidades, somente com cores, uma de cada lado do dado. A cor que sair no dado deverá ser a cor do cartão que as crianças deverão abaixar. Uma criança poderá ficar responsável em jogar o dado; - Variar a quantidade de número de cartas distribuídas. |
Fazendo barulho
|
Objetivo: Produzir sons ao
andar nos materiais oferecidos.
Faixa etária: três a cinco anos. Material necessário: materiais diversos que produzam sons, tais como: plásticos diversos, celofane, plástico bolha, papéis amassados, papel laminado etc. Área de conhecimento: Música. Conteúdo: percepção auditiva. |
Golfe diferente
|
Objetivos: - Chutar a bola para que ela fique dentro do
círculo.
Faixa etária: três a cinco anos. Material necessário: bola e giz de lousa. Área de conhecimento: movimento. Conteúdo: força. |
Desenvolvimento: O professor desenhará no chão com
giz de lousa um círculo (ou outra forma). As crianças ficarão em uma fila
distante do círculo. Uma criança de cada vez chutará a bola com o objetivo
que ela fique dentro do círculo.
|
Variação:
- Desenhar mais círculos para as crianças escolherem em qual tentarão chutar a bola; - Ao invés de chutar a bola, um objeto poderá ser lançado com o objetivo que fique dentro do círculo. |
Espero que tenham aproveitado bastante este aprendizado.
ResponderExcluirO material ficou interessante! VALEU!